Oi gente … hoje acordei com uma vontade enorme de comer esse delicioso rocambole de “carne” de soja. É isso mesmo, ele é feito com “carne” de soja (PVT) e recheado com queijos (mussarela, parmesão e provolone). Preparar a “carne” de soja é muito mais simples do que as pessoas imaginam e ela tem mil e uma utilidades. Pode ser utilizada como recheio de panquecas, pastéis ou lasanhas; pode ser tranformada em almôndegas, quibes ou bifinhos ou até mesmo num delicioso molho à bolonhesa!
Confiram as fotos!!!
Como preparar a “carne” de soja:
Numa panela, coloque um pouco de óleo e refogue metade de uma cebola bem picada com 02 dentes de alhos espremidos. Acrescente 1/2 litro de água já aquecida. Tempere essa água com molho Shoyo a gosto e outros temperos de sua preferência. Eu costumo usar salsinha, tempero baiano e caldo de legumes. Corrija o sal. Depois que levantar fervura, coloque duas xícaras de PVT moída, mexa, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansar por 30 minutos. Depois escorra sua PVT no escorredor de macarrão e passe-a pelo espremedor de batatas para retirar todo o excesso de água. A partir de agora você já tem a sua “carme moída” de soja.
Para o rocambole:
02 xícaras de “carne” de soja
Farinha de rosca para dar liga
Tempero a gosto
Sal a gosto
Cebola
Molho de tomate
Queijos mussarela, parmesão e/ou provolone
Tomate
Modo de Fazer:
Depois que você preparou a soja como ensinado anteriormente, acrescente farinha de rosca até formar uma massa homogênea, junte mais um pouco de temperos e corrija o sal. Abra a massa em cima de um plástico untado para facilitar na hora de enrolar o rocambole. Depois de aberto, acrescente os queijos, rodelas de tomates e de cebolas, orégano, sal e um fio de azeite. Com o auxílio do plástico, vá enrolando até formar o rocambole. Forre o fundo de um pirex com fatias de cebola e molho de tomate o suficiente para cozinhá-las e coloque o rocambole. Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente até que as cebolas estejam cozidas.
O que ePVT.?
Oi Sabrina!
PVT é a sigla pra proteína vegetal texturizada, ou seja, é a famosa “carne” de soja.
Beijos, Rosana